Translate this Page

Rating: 2.8/5 (482 votos)

ONLINE
1
Partilhe esta Página

 Contato Whatsapp 
   11 975087538 

ADMINISTRAÇÃO

ARTESANATO

CONTABILIDADE

DECORAÇÃO

DESIGNER GRÁFICO

DINHEIRO - FINANÇAS

DIREITO

EDUCAÇÃO

ENFERMAGEM

ENTRETENIMENTO

ESTÉTICA

IDIOMAS

INFORMÁTICA 

MÚSICA

MEIO AMBIENTE

MOTIVAÇÃO

NEGÓCIO

NUTRIÇÃO

PESSOAL

PROFISSIONALIZANTE

PROGRAMAÇÃO

PSICOLOGIA

RELAÇÕES HUMANAS

SAÚDE

SEGURANÇA

SEXOLOGIA E CORPORAL

WEB MASTER

_____________________

A imagem pode conter: texto

jivo   chat

 ___________ _________

  Livros e Audiolivros  

Ref. às áreas

_____________________

  Leia Livros Online  

  Literaturas  

________________________

  CONCURSOS - TODO BRASIL  

e Apostilas

_________________

Opções de cursos

MAIS OPÇÕES DE CURSOS

_____________

Resultado de imagem para departamentos magazine luiza

   Departamentos   

 

horoscopo  virtual 

 


contador de visita para site


Frutas desidratadas, Preservação de Alimentos
Frutas desidratadas, Preservação de Alimentos

 

cimo cursos 

 

 jivo   chat

CURSO FÁBRICA DE FRUTAS DESIDRATADAS, PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS

 

Texto extraído do site: www.cpt.com.br / Por Silvana Teixeira

 

 Apresentação do Curso

 

Secagem de alimentos ou desidratação é uma técnica em crescimento atualmente, hoje em dia se encontra produtos desidratados em quase todos pontos de comércios alimentícios, mercados e supermercados.  Agroindústria.

 

Resultado de imagem para frutas desidratadas cpt
Curso fábrica de frutas desidratadas, preservação de alimentos

  

Contato WhatsApp: 11 975087538

formulário

 

Uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizadas pelo homem é a remoção de umidade dos alimentos através do processo de desidratação que é uma técnica fácil de ser aplicada e de custo acessível. Existem diversas técnicas para essa finalidade, porém a desidratação, além de ser também confiável, se gasta menos para a aplicação do processo. Outro motivo para se optar pela técnica de desidratação, é que ela possibilita sua utilização para o uso em grande variedade de frutas e hortaliças, e isso é muito bom para se evitar o desperdício de muitos produtos que têm produção concentrada em alguns meses do ano. 

Este curso proporciona ao participante a aprendizagem para montar e operar de forma adequada uma pequena fábrica de frutas desidratadas de maneira bastante fácil.

 

FAÇA SUA MATRÍCULA ! Informações sobre o curso - VÍDEO

 

OUTRAS OPÇÕES

 

Curso é ministrado em duas modalidades, em livro + DVD ou Online, Curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas, Cimo cursos rápidos online, curso desidratação de alimentos,  processamento de frutas desidratadas, Curso a distancia Como Montar uma  Fábrica de Frutas Desidratadas, cursos pela internet,  mercado de frutas desidratadas, curso a distância de desidratação de alimentos. 

Existem, dentre outros, dois problemas enormes referente alimentação no Brasil, a fome e o desperdício de alimentos, essa condição forma uma contradição, pois conseguimos gerar certa de 140 milhões de toneladas de alimentos por ano, e tem mais, o nosso país é um dos maiores exportadores de produtos  agrícolas do mundo.

A prática de desidratação de alimentos minimiza desperdício, é portanto, uma ótima e eficiente alternativa. Para você que não sabe muito sobre o assunto, a desidratação é uma metodologia usada há muitos anos pelo homem, para preservação de alimentos. 

"Trata-se da remoção de umidade dos alimentos através do processo de desidratação constituindo-se em uma alternativa simples para conservação de alimentos e de custo inicial de implantação relativamente baixo, se comparada a outras técnicas de conservação", afirma o professor Pedro Luis Santos Meloni, do curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Não há registros sobre a origem da técnica de desidratação, mas sabe-se que os primeiros grandes impulsos ao desenvolvimento da indústria de legumes e hortaliças desidratados ocorreram durante as Grandes Guerras Mundiais.

Passando os períodos de guerra, a tecnologia teve um impulso no desenvolvimento, e então o comércio de legumes e hortaliças desidratados tornou-se forte, e isso viabilizou a obtenção de produtos de boa qualidade e excelente conservação. 

Atualmente, o procedimento de desidratação de frutos e legumes é feito com técnicas atuais, capazes de diminuir custos, acrescentar a produtividade e ainda acrescer valores aos produtos agrícolas, promovendo o desenvolvimento da agroindústria.

Já que muitas frutas são alimentos perecíveis, a desidratação apresenta-se como uma excelente escolha para se aproveitar o que sobra da produção e comercialização in natura, proporcionando também ao consumidor , um produto com sabor diferente, e também, pelo fato de ser menos perecível, podendo ser comercializado o ano inteiro. 

Por causa disso, se efetua muito a desidratação de alimentos, pois tornou-se uma boa alternativa para diminuir o desperdício na agricultura. Já a agroindústria, por seu lado, transforma esse mercado valendo-se do descarte de diferentes frutas e hortaliças que acontece no decorrer do processo de seleção e classificação destinado ao mercado interno e externo. 

E então se aproveita esses descartes para fazer o processo de secagem, o que resulta em produtos finais com melhores preços, portanto, mais competitivos.

 

As fases do processamento

 

Recepção

 

As gerências de recebimento das matérias-primas são feitas na fase de recepção, quando se efetua as pesagens, vistoria visual para avaliar o lote recebido e retiradas de algumas unidades para análises.

 

Pesagem

O material recebido é pesado, isso é muito importante para conferência do rendimento final do lote processado e verificação do custo final de produção.

 

Seleção e classificação

 

Normalmente, a seleção é realizada manualmente sobre mesas ou esteiras, mas dependendo da matéria-prima pode ser realizada mecanicamente. Os fatores que devem ser considerados na seleção são tamanho e forma, cor, textura, densidade, manchas e presença de insetos.

 

Descascamento

Os métodos de descascamento correntemente usados podem ser classificados em três tipos gerais: mecânico, químico e térmico. Não podemos esquecer que o descascamento manual é frequentemente utilizado e apesar de demandar muita mão-de-obra, em alguns casos, é a única alternativa. Exemplos clássicos ão o descascamento de bananas, manga, e mamão.

 

Conteúdo do curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas:

 

Proveitos econômicos;

Conceitos básicos; princípios da desidratação, atividade de água no produto desidratado, pH, padrões de qualidade em alimentos desidratados,

Instalações; aspectos gerais das instalações industriais,

Dispositivos; Desidratadores do tipo cabine, outros utensílios,

Higiene; Processo de produção; como produzir;

Desidratação de maçã; recepção, seleção e classificação, lavagem, remoção do miolo e corte, condicionamento e empacotamento, lavagem, desidratação, rotulagem e encaixotamento, estocagem,

Desidratação da banana; lavagem, corte, como produzir banana- passa,

Desidratação do mamão;

Desidratação do abacaxi;

Aspectos financeiros; cálculo do capital de giro, depreciação sobre investimento fixo, custo total e unitário de produção, investimento inicial.

 

 

Outras Opções de Cursos

_________________________________

AGRONEGÓCIOS - EMPREENDEDORISMO - EDUCAÇÃO - SAÚDE - TODOS CURSOS

__________________________________________________________________

com   jivochat   seu   site   vende    mais