Translate this Page

Rating: 2.8/5 (515 votos)

ONLINE
2

 Freelancer / Bico 

ADMINISTRAÇÃO

Administração - Mais Categorias

ARTESANATO

Artesanato - Mais Categorias

AUTO-AJUDA E DESENVOLVIMENTO

CASA E JARDIM

CIÊNCIAS EXATAS

CIÊNCIAS HUMANAS

CONTABILIDADE

CULINÁRIA E GASTRONOMIA

DECORAÇÃO

DESIGNER GRÁFICO

DINHEIRO - FINANÇAS

DIREITO

EDUCAÇÃO

Educação e Inclusão Social Mais Categorias

ENFERMAGEM

ENTRETENIMENTO

ESPORTE

ESTÉTICA

IDIOMAS

INFORMÁTICA 

MÚSICA

MEIO AMBIENTE

MOTIVAÇÃO

NEGÓCIO

NUTRIÇÃO

PESSOAL

PROFISSIONALIZANTE

PROGRAMAÇÃO

PSICOLOGIA

RELAÇÕES HUMANAS

SAÚDE

SEGURANÇA

SEXOLOGIA E CORPORAL

WEB MASTER

 __________________________

Mais  cursos

Livros Online

C o n c u r s o s

A p o s t i l a s

L  i  v  r  o  s 

A u d i o L i v r o s

h o r o s c o p o

chat jivochat

magazine luiza

 ___________________________

adicione 
seu site

__________________________

        LINK112

__________________________


contador visitas

 


Recuperação e Conservação de Nascentes

cimo cursos 

 

 

RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES CURSO A DISTÂNCIA

 

 

 

contato Whatsapp

mapa do site

formulário

 

 

 

Recuperação e Conservação de Nascentes curso a distância
Recuperação e Conservação de Nascentes curso a distância

  

Apresentação do curso

 

A água é um dos mais cruciais recursos que a natureza nos proporciona, ela é indispensável à vida do homem e de todas categorias existentes de plantas e animais que vivem em toda parte do mundo, e é também, classificada como um relevante regulador do clima na Terra.

 

Recuperação e Conservação de Nascentes curso a distância. Hidrologia / Agronegócios. Nos dias atuais, a água é tida como um bem natural de grande valor econômico, social e estratégico, levando em conta que todas as esferas de atividade humana precisa utilizar a água para executar suas funções.

 

FAÇA SUA MATRÍCULA ! Informações sobre o curso, VÍDEO 

 

Entendendo o quanto é relevante os recursos hídricos, este curso online de recuperação de nascente, dispõe para as pessoas interessadas no assunto e também para agricultores e produtores, que tenham a preocupação em conservar suas nascentes, métodos de conservação que lhe deixarão aptos a conservar e, ainda, conforme o grau de degradação, refazer suas nascentes.

 

Todos cursos na área

de Hidrologia

 

Tecnicas de recuperação de nascentes, arvores que preservam nascentes, curso online, metodos de recuperação de areas degradadas, curso rapido, plantas para nascentes de agua, curso a distancia, melhores arvores para nascentes, reflorestamento recuperação de nascentes, bananeira retem agua no solo, mudas para reflorestamento de nascentes, bananeira é bom para nascente de agua, curso online, importancia de recuperar nascentes, curso a distancia, cimo cursos rapidos online, curso pela internet, proteção de nascentes passo a passo, recuperação e conservação de nascentes curso a distância, curso recuperação e conservação de nascentes, arvores apropriadas para nascentes, Métodos de Recuperação e Conservação das Nascentes, plano de recuperação de nascentes, cursos pela internet, #cimocursos

 

É essencial que as bacias, especialmente as de cabeceiras, sejam cuidadas como coisa de maior importância existente numa propriedade, pois nelas estão os motivos da existência das nascentes, as fontes de água que abastecem a humanidade. 

Cimo curso rápido online.

A nascente, também chamada de mina d'água, olho d'água, fonte, cabeceira e fio d'água, é o surgimento, no terreno, de lençol subterrâneo, originando a cursos d'água. O surgimento de fontes de água, as nascentes, acontecem em algum local da superfície do solo e são fáceis de serem encontradas no meio rural. São encontradas em lugares onde começa um curso d'água (córrego, rio, ribeirão), podendo ser pequeno ou grande. Os mananciais ou nascentes, se iniciam quando o aquífero alcança a superfície e a água concentrada no subsolo brota (mina) na superfície do solo. 

Os métodos e procedimentos de conservação e recuperação das nascentes são ações inevitáveis como: controlar sempre a erosão do solo através de suportes físicos e barreiras vegetais de controle, evitar a degradação química e  biológica o quanto for possível, e também, as perdas de água por meio da transpiração da vegetação.

Com o intuito de interromper a degradação e esbanjamento da água, no mundo inteiro, muitos órgãos (governamentais e não governamentais) se dedicam em descobrir formas para despertar uma consciência de utilização inteligente da água e também preservar o quanto for possível os seus mananciais. 

Em qualquer atividade realizada pelo homem, a insuficiência da água traria resultados indesejáveis. Na agropecuária especialmente, onde a água é requisitada em toda espécie de empreendimento, o efeito seria muito mais nefasto à humanidade, por tratar-se de atividades relacionadas diretamente à produção de alimentos. 

 

Saiba sobre algumas causas de degradação que sucedem nas bacias de cabeceira:

 

a) O grande número de cortes das florestas nativas: o desflorestamento praticado, por causa de buscas com o objetivo de aumentar produções através de ampliamento das áreas produtivas. 

b) Queimadas: após o desflorestamento, na maioria das vezes, são efetuadas queimadas para acabar com restos que ficam da floresta (galhos, cipós, tocos e restos das copas das árvores). As queimadas são profundamente danosas aos solos, elas aniquilam a matéria orgânica da camada superficial do solo, extinguem os microrganismos (decompositores) que são salutares para o solo, por fazerem a decomposição de sobras de plantas e animais. Tal prejuízo dificulta, portanto, o absorvimento da água da chuva, por ficar fácil o escoamento superficial. 

c) Implantação de Pastoreio intensivo: uma ampla criação de animais em regiões de cabeceiras é uma das maneiras que mais agride aos mananciais, pois na grande maioria das vezes, essas regiões das bacias de cabeceira s ão fraccionadas em propriedades menores, nas quais os espaços usados como pastos acolhem um número muito grande de animais. 

 

Técnicas de utilização da vegetação que se aplicam à conservação de nascentes



01 - As nascentes que forem brotando no decorrer do ano, estando ou não seus arredores com vegetação, precisam ter proteção contra qualquer causa externa que possa afetar o equilíbrio das mesmas, reduzindo o volume e a qualidade da água. 

02 - Quando as nascentes têm vazamentos irregulares, em escala anual, mensal ou diária, se faz necessário a interferência do homem com a finalidade de preservar e acrescentar a produção de água, através do acréscimo da infiltração e da redução da evapotranspiração ou, desde que seja possível, por combinação das duas. 

03 - Seleção de tipos, espaços e sistemas de movimentação apropriados para produzirem o quanto possível, a menor perda por evapotranspiração, contribuindo, portanto, com o abastecimento do lençol freático que origina a nascente. 

04 - Aperfeiçoamento das condições vegetativas das pastagens, utilizando-se de procedimentos como rodízio, trocas de tipos de forrageiras, adubação, rodízio, adesão de sistemas silvipastoris, sempre buscando ampliar a infiltração de água no solo.

05 - Aplicação de métodos de manejo dos cultivos agrícolas que possam defender bem o solo, como: colocação de vegetação de cobertura entre as alas da plantação, limpeza nas faixas, bateção entre alas da plantação, procedimentos de plantios diretos, faixas alternadas de plantios e manutenção do nível das plantações, sendo que a conduta principal é o aumento da infiltração.

06 - Emprego de alas de vegetação continuado, em nível, auxiliando a contenção à livre movimentação da água por toda a superfície da encosta, permitindo a infiltração. Esse tipo de uso não pode ser invasor. 

 

Programa do curso Recuperação e Conservação de Nascentes

 

Conhecendo a Formação das Nascente; o ciclo hidrológico, espécies variadas de reservatórios subterrâneos de água, os mais importantes tipos de nascentes, lições sobre bacias hidrográficas.

Cenário Atual das Nascentes; as bacias de cabeceira, formas de uso das baicas de cabeceira.

Tecnologias de Conservação do Solo; particularidade do solo que influenciam na sua conservação, condutas de conservação do solo.

Conhecendo os Métodos de Recuperação e Conservação das Nascentes; táticas vegetativas aplicadas à conservação de nascentes, estudo sobre recuperação e conservação de nascentes que contém redução diurna na vazão, lições sobre recuperação e conservação de nascentes que têm grande diminuição da vazão ao longo da estação seca, recuperação e conservação de nascentes que mirraram por completo, sistema prático de proteção para escapar do secamento e da contaminação da mina.

Tipos Florestais; características relativas à espécie, causas relativas ao povoamento, aspecto do manejo, procedimento permitido por lei para o corte das árvores.

Recuperação e Conservação de Nascentes curso CPT a distância cursos pela internet lençóis produção uma nascente de água artificial que secou como fazer brotar curso online recursos hídricos vegetação curso a distancia recuperar plantas.

 

Outros cursos na área Hidrologia

 

Curso a distância de Perfuração de Poços Artesianos e Semi artesianos

Construção de Pequenas Barragens de Terra curso a distância

Curso de Tratamento de Água e Esgoto na Propriedade Rural online

Bacias Hidrográficas, Chuvas, Infiltração e Evapotranspiração curso pela internet

Curso a distância de Lençóis freáticos Nascentes e Produção de Água Recuperação e Conservação de Nascentes curso online Hidrologia

 

outras opções de cursos online na área de

_________________________________

AGRONEGÓCIOS - EMPREENDEDORISMO - EDUCAÇÃO - SAÚDE - TODOS CURSOS